quarta-feira, 28 de maio de 2008

Exemplos

Essas são algumas coisas que eu ando vendo pela internet (e na minha memória) que me lembraram muito dos trabalhos de Maquetes.





Southern Cross Station, Melbourne - Australia

teto parece o trabalho com vincos enquanto a estrutura é feita com módulos semelhantes ao trabalho com arame.




Federation Square, Melbourne - Australia

toda a fachada e interior dessa praça / centro de eventos é feita com composições usando triângulos.



Capa da revista Architecture Australia (Dezembro 2007)

Mostra uma dobradura de papel semelhante às dos trabalhos em aula como uma ilustração para O 2007 Raia (Royal Australian Institute of Architects) National Architecture Awards



Olympic Park Railway Station, Sydney - Australia

não parece com os vincos? dá a impressão de que se apertar dos lados vai ficar bem pequeninho.




e sim, eu sou apaixonado pela Austrália

fotos(http://www.flickr.com/photos/alanandanders http://www.flickr.com/photos/mugley http://www.flickr.com/photos/michael40001 e Australian Architecture Now!)

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Making of

Fundo infinito com papel colorplus e fita dupla face, luz natural. (e o mate pra inspirar)
Maquetes

Ato V

Contextualização: o objeto foi inserido em uma paisagem urbana para explorar as aplicações das estrtuturas plissadas na arquitetura.
Utilizei um parque olímpico como exemplo de estrutura com grande vão (aplicação onde estruturas desse tipo são ideais).

Ato IV

Nesse modelo, utilizei arestas com tamanhos variáveis a fim de obter resultados diferenciados. Novamente, para fugir do óbvio, dobrei as arestas de maneira experimental até obter um objeto único e com formas bem diferentes. observei que ao levantar os losangos com arestas de tamanho diferente formam-se superfícies arredondadas o que, na minha opinião, deu um efeito bem interessante à peça. Fiquei bem surpreso quando notei que o objeto não perdeu estabilidade após as modificações estruturais.




Ato IV

Trabalhando com vincos:
com a elaboração de vincos em uma folha A4 (papel pérsico 180g) foi possível criar uma estrutura com grande resistência. Os vincos tendem a manter a forma do objeto na largura e altura, enquanto que no comprimento pode haver compressão e expansão. Quando juntei as arestas inferiores notei que se assemelhava a uma concha acústica e pensei: deve ficar interessante se alguns losangos ficassem a mostra e não dobrados. Eu gostei bem :)